segunda-feira, 30 de junho de 2008

Woskshop 1. Blogue, YouTube, Flickr e Delicious

O blogue tem, entre outras vantagens, a possibilidade de publicar gratuitamente informação, centrando-se no conteúdo e não na interface devido à facilidade de edição. Nele, podem ser ‘postadas’ hiperligações, imagens e vídeos.
O Flickr permite a partilha de imagens e possibilita a criação de álbuns para armazenamento de fotografias. Também vídeos, como os provenientes do YouTube, permitem aos utilizadores carregar, assistir e compartilhar podendo, esse material, ser disponibilizado em blogues e sites pessoais. O Del.icio.us é um serviço que permite organizar uma colecção de sites favoritos online.
Neste Workshop pretende-se fazer uma breve caracterização destas ferramentas da Web 2.0 e apresentarem-se caminhos que ajudem os professores a aplicá-las em contexto de sala de aula.

Local: Laboratório

Sugestão: pense num título para o seu blogue e numa designação para o seu espaço no Delicious bem como um URL de um dos seus sites de consulta.

Sónia Cruz

Workshop 2. Podcast e utilização do software Audacity

Neste Workshop faz-se uma breve apresentação do conceito de podcast e dá-se uma noção sobre o que são “Feeds / RSS” e agregadores de podcast.
Seguidamente referem-se alguns servidores de podcast disponíveis na Web e as suas potencialidades na aplicação a práticas educativas, tendo como ponto de referência o Podomatic, passando-se à criação de um podcast e de um episódio.
Para a operacionalização de uma experiência de publicação alternativa de podcast, apresenta-se o software de gravação e edição de áudio Audacity, bem como a forma de operar com ele, nomeadamente na inserção de fundo musical como suporte ao discurso verbal, no sentido de tornar mais perceptíveis e, simultaneamente, mais atractivos os documentos áudio produzidos.

Local: Laboratório.

Para rentabilizar o tempo no workshop, pense num título para o seu espaço no Podomatic, que esteja relacionado com o propósito dos seus podcasts. Traga um pequeno texto para gravar.

Adão Sousa e Fátima Bessa

Workshop 3. Dandelife, Wiki e Goowy

O Dandelife é um serviço focado na criação de linhas do tempo com apoio de fotos (Flickr), vídeos (YouTube) e textos. O Wiki é uma ferramenta que permite com muita facilidade criar e alterar páginas, possibilitando a aprendizagem colaborativa. O Goowy é um ambiente de trabalho online, cujo sistema integra uma conta de e-mail, calendário, bloco de notas, agregador de RSS, gerenciador de favoritos e possibilita armazenar todo o tipo de documentos podendo, o utilizador, escolher se os mantém na esfera privada ou pública.
Neste workshop, para além de apresentar as vantagens destes sistemas de publicação e armazenamento de informação, fornecem-se orientações para a sua efectiva aplicação em sala de aula.

Local: Laboratório

Hugo Martins

Workshop 4. Ferramentas Google: Page Creator, Docs e Calendar

Neste workshop pretendemos mostrar como funcionam algumas das principais ferramentas Google, designadamente, o Google Page Creator, o Google Docs e o Google Calendar.
Através do Google Page Creator é possível criar e alojar um website, sem grandes conhecimentos técnicos e com um controlo preciso de todo o processo.
O Google Docs permite processar texto, efectuar cálculos e criar apresentações, tornando muito fácil a partilha dos ficheiros criados.
Através do Google Calendar é possível gerir eventos e partilhar essa informação com alunos, colegas, amigos, entre outros.

Local: Laboratório

Célio Gonçalo Marques

Workshop 5. PopFly - como editor de mashups

O PopFly é um serviço Web, totalmente gratuito, criado pela Microsoft para desenvolver mashups, Gadgets, Web Pages e aplicações. Através de uma agradável, intuitiva e simples interface gráfica, é possível combinar diversos tipos de aplicações e serviços Web num único produto.
Um mashup é uma aplicação Web que usa conteúdo de mais de uma fonte para criar um novo serviço completo. Como outro software social, os mashups são completamente livres e acessíveis. Com o PopFly qualquer pessoa, mesmo sem experiência, vai conseguir fazer mashups em poucos minutos.

Local: Laboratório.

Os participantes devem ter conta no Hotmail.

Pedro Ferreira e Ricardo Pinto

Workshop 6. A Web 2.0 e as Tecnologias Móveis

O Mobile Learning ou aprendizagem através de dispositivos móveis (Telemóveis 3G, PDAs, Pocket PC) apresenta-se como um novo paradigma de aprendizagem em diferentes contextos sociais, em especial no contexto educativo. O telemóvel está-se a tornar numa tecnologia atractiva por permitir o acesso a dados e informação em qualquer lugar e a qualquer hora. A Web 2.0 está cada vez mais compatível com a mobilidade e aponta para o desenvolvimento de aplicações capazes de aproveitar o potencial das tecnologias móveis.
Neste Workshop apresentamos algumas ferramentas da Web 2.0 para tecnologias móveis e exemplos de utilização destas tecnologias em contexto de sala de aula.

Local: Sala.

Os participantes devem trazer um dispositivo móvel.

Adelina Moura

Workshop 7. Ambientes Virtuais e Second Life

Neste workshop vamos procurar apresentar um quadro dos actuais desenvolvimentos em curso no campo dos ambientes virtuais.
Serão abordados não só os conceitos chave do campo, como também será dada a possibilidade a todos os participantes de realizar uma visita "in-world" guiada, a várias ilhas ligadas ao ensino no SL. Esta visita, sendo o ponto central do workshop, terá como denominador desenvolver uma percepção das facilidades de imersão e desse modo desenvolver nos utilizadores uma perspectiva de abertura face à tecnologia.

Local: Laboratório.
Requisitos dos participantes: abrir previamente conta no Second Life.

Nelson Zagalo e Luís Pereira

Workshop 8. Do Movie Maker ao YouTube

A Web 2.0 propicia estimulantes ferramentas e recursos que possibilitam a criação de ambientes de partilha e comunicação de assuntos vários, por exemplo, entre professores e alunos. Um desses recursos é o popular YouTube que proporciona a criação de espaços para a divulgação e armazenamento online de videoclips de curta duração.
Para um professor publicar, no YouTube, um vídeo, tem vantagem de ser capaz de o (re)produzir num software de edição de vídeo, como o Windows Movie Maker, para torná-lo mais apelativo.
Este workshop centra-se na explanação dos passos essenciais a seguir no Windows Movie Maker para se criarem videoclips de curta duração. Depois exemplifica-se como publicar no YouTube.

Local: Anfiteatro.

Recomenda-se que traga o seu portátil para explorar o Movie Maker na sessão.

Joana Carvalho

Workshop 9. Mapas Conceptuais Online

Apresenta-se o conceito de mapa conceptual e as abordagens pedagógicas que orientam a sua utilização. Mostra-se a sua aplicabilidade nos processos de ensino/aprendizagem, bem como as vantagens do recurso a esta ferramenta.
Explora-se a ferramenta CmapsTools, explicando-se como se utiliza.

Local: Laboratório

Graça Magalhães e Filomena del Rio

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Comunicações aceites

As comunicações submetidas (sem o nome dos autores) foram revistas por dois avaliadores da Comissão Científica, tendo sido aprovadas 53 (20 full e 32 short).

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Submissão terminada

Depois de terminado o prazo de submissão, as comunicações estão agora em processo de avaliação por dois revisores.

Em 26 de Junho, os autores serão notificados do resultado da avaliação.